Na manhã desta sexta-feira (27), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) realizou uma operação que resultou na prisão de um dos mandantes do homicídio que vitimou o prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo Oliveira, e seu pai, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos. A ação ocorreu em João Dias, mas também incluiu mandados de prisão e busca em Patu e Marcelino Vieira, cidades da região Oeste potiguar.
Segundo a PCRN, as investigações apontam o envolvimento de uma ex-prefeita e de uma vereadora no crime. Ambas tiveram a prisão decretada pela Justiça, mas não foram localizadas e são consideradas foragidas.
O crime
O duplo homicídio ocorreu em 27 de agosto de 2024, quando Marcelo Oliveira, então candidato à reeleição, e seu pai visitavam casas de apoiadores no conjunto São Geraldo, em João Dias. Durante a ação, cerca de oito criminosos, divididos em dois veículos, se aproximaram e realizaram onze disparos de arma de fogo contra o prefeito, segundo informações da Polícia.
A operação
A operação desta sexta-feira contou com 40 policiais civis das equipes da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPCIN) e da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE). Foram cumpridos seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão domiciliar. Investigações anteriores relacionadas ao crime já haviam resultado na prisão de seis suspeitos que seriam executores.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) informou que, ainda na tarde desta sexta-feira, divulgará mais detalhes sobre a operação e sobre a conclusão do inquérito. De acordo com a PCRN, oito pessoas foram indiciadas como executores do crime, enquanto cinco são consideradas mentores intelectuais. Além disso, dez indivíduos foram indiciados por formação de milícia, reforçando o caráter organizado do grupo responsável pelo assassinato.