O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Getúlio Batista, anunciou, em entrevista na manhã desta segunda-feira (24), que a entrega das obras de reabilitação da Ponte de Igapó está prevista para o final de maio de 2025. “Quero lembrar que o DNIT tem empatia e sofre junto com a população do Rio Grande do Norte, especialmente os moradores da zona Norte. Sabemos os desafios enfrentados por quem vive nesta área e nos arredores. A reabilitação da ponte era algo necessário e que nunca tinha sido feito. São 600 metros de extensão que precisavam ser recuperados”, explicou Getúlio.
A obra foi iniciada em setembro de 2023 e, inicialmente, as intervenções ocorreram no sentido zona Norte/Centro. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no sentido Centro/zona Norte, o que resultou na interdição parcial da via nesse trecho. O tráfego está sendo desviado para o lado oposto da pista, operando em mão dupla. Embora o DNIT tenha destacado a importância da obra, moradores da região têm demonstrado insatisfação com o tempo de execução, reclamando da demora e do aumento no tempo de deslocamento para realizar atividades em outras partes da cidade.
Getúlio Batista reconheceu a sensação de demora por parte da população e explicou que a extensão do projeto e a complexidade das intervenções são fatores que exigem mais tempo. “A demora se deve à grande extensão da obra e, muitas vezes, quem passa pela ponte pode achar que não há ninguém trabalhando. Eu convido qualquer repórter ou morador da zona Norte a ir até a parte inferior da obra e ver a estrutura, a dimensão do que está sendo feito. A reabilitação vai incluir duas ciclovias e postes de iluminação LED em ambos os lados. Trata-se de um trabalho que já era necessário há 55 anos, e tudo isso leva tempo”, detalhou. A entrega da obra está prevista para melhorar a infraestrutura da região, trazendo mais segurança e acessibilidade aos moradores e motoristas que utilizam a Ponte de Igapó diariamente.