O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, destacou os avanços realizados durante os primeiros 100 dias de sua gestão, em entrevista ao Band Cidade, nesta terça-feira (08). O chefe do executivo municipal compartilhou com a população as ações e melhorias implementadas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
“Reconstrução e progresso“
Calado iniciou a entrevista ressaltando o espírito de sua administração: “Reconstrução e progresso”. Segundo o prefeito, a gestão foi focada em recuperar áreas essenciais que estavam comprometidas. A saúde, por exemplo, foi descrita como “um desastre” antes da sua posse, e ele afirmou que tem trabalhado para restaurar o funcionamento adequado das unidades de saúde.
Avanços na saúde e educação
Na saúde, Calado relatou a contratação de 29 médicos para a assistência básica e 21 especialistas, além da recuperação das unidades de saúde e a aquisição de medicamentos essenciais. O prefeito também falou sobre a ampliação do expediente médico, com unidades funcionando até às 21h em três bairros, visando atender a população que trabalha durante o dia. Ele destacou a criação de um programa de medicamentos em casa, com previsão para iniciar ainda este ano.
Já na educação, o prefeito contou que foram restauradas 17 escolas, e que a prefeitura adquiriu 200 novas carteiras escolares. Além disso, cinco novas escolas estão em construção, com duas delas já em fase avançada.
Infraestrutura e projetos para o futuro
Em relação à infraestrutura, Calado mencionou mais de 20 obras em andamento, incluindo a retomada da construção do hospital municipal, paralisada há dois meses. Ele garantiu que a obra será concluída até novembro deste ano, com 135 leitos, incluindo 10 de UTI. Para garantir a qualidade do atendimento, ele explicou que o hospital será conveniado com uma instituição de ensino, com o apoio de especialistas na área.
Projetos que impulsionam a economia local
O prefeito também falou sobre o Hub dos Correios, um projeto aguardado há anos pelos potiguares. O serviço, que trará voos internacionais com encomendas da Europa, começará em junho, e já atraiu o interesse de grandes empresas que se instalarão na região. Além disso, a construção civil em São Gonçalo do Amarante tem se fortalecido, com a emissão de mais de 500 alvarás e 450 habite-se nos primeiros meses de gestão. O município ainda implementou um alvará instantâneo para facilitar o processo de licenciamento para novas obras.
“Estamos criando o ambiente certo para quem deseja investir”
Calado enfatizou que a gestão tem buscado criar um ambiente favorável para os investidores, destacando a aproximação com os cartórios e o foco na redução de burocracias, além da criação de medidas que incentivem o crescimento da cidade.