Criado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, o prêmio avalia os municípios brasileiros a partir de indicadores da plataforma IGMA, ferramenta que analisa o desempenho das administrações municipais. O objetivo é incentivar a melhoria contínua e dar visibilidade a cidades que aplicam políticas públicas de forma eficaz.
Os critérios de avaliação são divididos em seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
“Gestão pública se faz com método, com dados e com propósito. Nós costumamos dizer que a prefeitura é um emaranhado de dados. Então, nós precisamos decifrar esses dados e transformá-los em informação. Essa informação faz com que os gestores consigam tomar decisões acertadas. Os municípios que mais evoluem são aqueles que usam indicadores, como, por exemplo, do IGMA, para planejar, monitorar e corrigir as suas rotas, trazendo para o foco resultados mais concretos para o seu cidadão”, afirma Fabrício Righetti, consultor e sócio do Instituto Áquila.
No Rio Grande do Norte, o prêmio tem funcionado como uma vitrine de boas práticas na gestão pública, destacando resultados que chegam de forma direta à população.
“O Cidades Excelentes é um projeto do Grupo Bandeirantes que já premiou, aqui no Rio Grande do Norte, vários municípios e seus gestores, e que tem o objetivo de mostrar a gestão das cidades em cima de alguns pilares que são desenvolvidos pelo Instituto Áquila e apontados em relação a isso nos percentuais de desenvolvimento da gestão”, esclarece João Soares, superintendente da Band RN e Band Alagoas.
Autoridades que já receberam a certificação ressaltam a importância do reconhecimento como um selo de qualidade da administração pública.
“Receber o Prêmio Cidades Excelentes, promovido pela Band e pelo Instituto Áquila, foi de grande valia para nós de Extremoz. Estamos felizes. Esse prêmio foi na categoria infraestrutura e mobilidade urbana e tem reconhecimento nacional. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo para continuar executando e planejando o futuro da nossa cidade”, relata Jussara Sales, prefeita de Extremoz.
“É uma grande satisfação recordar que a nossa cidade, Carnaúba dos Dantas, foi premiada no ano de 2024 pelo Prêmio Cidades Excelentes, promovido pela Band e pelo Instituto Áquila, conquistando a categoria máxima de cidade excelente entre os municípios de até 30 mil habitantes. Esse reconhecimento é muito importante, porque valoriza as cidades que investem em gestão eficiente, planejamento e resultados que chegam até a população”, comenta Gilson Dantas, Carnaúba dos Dantas.
“Sempre estimulou a gestão pública de Currais Novos. Durante os quatro anos em que estivemos à frente da gestão, nós recebemos esse prêmio da Band, que é estimulado também pelo Instituto Áquila, que busca informações confiáveis. Nós sempre tivemos esse estímulo e, por quatro anos, Currais Novos foi premiada como a melhor cidade em indicadores de 30 a 100 mil habitantes no Rio Grande do Norte. Durante a evolução desses quatro anos, nós também fomos vencedores”, destaca Odon Júnior, ex-prefeito de Currais Novos.
O presidente da Federação dos Municípios do RN, Babá Pereira, também destacou a relevância da premiação no estado, reforçando que ela se consolidou como uma referência para as cidades potiguares.
“Para nós, da FEMURN, essa premiação é uma ferramenta que fomenta as boas práticas administrativas. O prêmio estimula uma cultura de excelência, de planejamento estratégico e de foco no cidadão, valores que precisam estar no centro da gestão pública moderna.”
A expectativa é grande para o próximo dia 14 de outubro, quando serão anunciados os vencedores potiguares da edição 2025 do Prêmio Band Cidades Excelentes.
“É mais uma edição com um grande parceiro que nos abraçou desde a primeira vez, que é a Federação das Indústrias, a FIERN. No auditório dessa instituição, teremos, na terça-feira, dia 14 de novembro, mais uma edição para premiar todas as cidades e todos os gestores que desenvolveram e praticaram boas gestões no ano de 2025”, explica João Soares, superintendente da Band RN e Band Alagoas.