O tráfego de veículos sobre a Ponte de Igapó, em Natal, foi ampliado nesta segunda-feira (28), com a liberação de uma nova faixa de rolamento pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A ponte, que conecta a Zona Norte às demais áreas da cidade, agora opera com três faixas liberadas para circulação, sendo uma delas de uso reversível.
De acordo com o Dnit, a terceira faixa — localizada no trecho normalmente utilizado no sentido Zona Norte/Centro — passará a funcionar de forma reversível, conforme o fluxo de veículos ao longo do dia. O objetivo é otimizar o trânsito nos horários de pico, quando há maior concentração de veículos em determinada direção.
A operação da faixa reversível seguirá o seguinte cronograma:
- Das 5h às 12h: sentido Igapó/Bairro Nordeste;
- Das 15h às 20h: sentido Bairro Nordeste/Igapó;
- Das 12h às 15h e das 20h às 5h: faixa ficará interditada.
Ainda segue interditada uma das quatro faixas da ponte, que continua em obras. Segundo o Dnit, a previsão de liberação total da estrutura é até o final de maio.
Durante essa fase de transição, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) reforça a necessidade de atenção dos motoristas à nova sinalização, especialmente na Avenida Felizardo Moura, principal acesso à ponte. Agentes de mobilidade estarão no local para orientar os condutores sobre as mudanças e o funcionamento da faixa reversível, além de faixas exclusivas para ônibus, que estarão sinalizadas com luzes piscantes.
As obras de recuperação da Ponte de Igapó tiveram início em setembro de 2023. Desde então, duas faixas permaneceram em operação enquanto os serviços de reestruturação eram realizados nas outras duas. A previsão inicial de liberação da faixa adicional era para abril, segundo o superintendente regional do Dnit, Getúlio Batista, mas o cronograma oficial da autarquia segue válido até maio.
Após a finalização das obras, a STTU deverá iniciar uma nova etapa de atuação, voltada à educação dos usuários sobre os limites de velocidade e o uso adequado da via restaurada.