Um tubarão foi avistado na manhã desta segunda-feira (5) nas águas rasas da praia de Ponta Negra, em Natal, nas proximidades do Morro do Careca. O registro foi feito por banhistas que estavam no local e mostra o animal nadando tranquilamente em uma área frequentada por turistas e moradores.
As imagens foram gravadas pelo promotor de vendas Felipe Guimarães, que aproveitava o dia de folga na praia. Segundo ele, o tubarão permaneceu por alguns minutos próximo à faixa de areia e depois retornou para uma região mais profunda do mar, sem que fosse necessária qualquer ação por parte das pessoas que estavam no local.
“Quando fui encostando aqui vi a população saindo de dentro da água e fui verificar o que era. Quando cheguei, me deparei com o tubarão. As pessoas assustadas. Mas foi uma média de cinco minutos, ele nadando aqui perto do pessoal, e voltou”, contou.
De acordo com Felipe Guimarães, pescadores que acompanhavam a cena informaram aos banhistas que se tratava de uma espécie considerada inofensiva, o que ajudou a acalmar os presentes.
A identificação do animal foi confirmada por Lucas Werner, presidente da Associação Tubarões da Costa. Segundo ele, trata-se de um tubarão-lixa, espécie comum no litoral do Rio Grande do Norte, mas que atualmente é considerada ameaçada de extinção, tendo sua captura proibida.
Werner explica que a presença do tubarão próxima à costa pode estar relacionada às condições ambientais típicas do verão. “Com o início do verão, as águas ficam mais quentes, então esses animais, especialmente os jovens, se aproximam mais da costa, principalmente devido à oferta de alimento”, explicou.
O especialista ressaltou ainda que o tubarão-lixa se alimenta por sucção e não possui a mandíbula projetada, o que reduz o risco de ataques. No entanto, ele alerta que mordidas podem ocorrer caso o animal se sinta ameaçado.
“Caso alguém se depare com um animal como esse, deve sair da água tranquilamente, sem fazer alarde e grande movimentação e orientar as outras pessoas também nesse sentido”, explicou.
O pesquisador também levantou a hipótese de que a engorda da praia de Ponta Negra possa ter contribuído para uma maior proximidade entre humanos e áreas já frequentadas por esses tubarões. Ainda assim, ele reforça que não há confirmação científica sobre essa relação. “Não há nada confirmado ainda”, pontuou.
Além desse episódio, outro registro envolvendo tubarão foi feito na noite do domingo (4), quando pescadores filmaram a captura de um animal da espécie conhecida como Cação Noturno.



















