Neste domingo (27), Paulinho Freire foi eleito prefeito de Natal, com 55,34% dos votos válidos, garantindo sua gestão entre os anos de 2025 a 2028. O candidato, filiado ao União Brasil, foi declarado vencedor por volta das 18h, mesmo com previsão inicial de término da apuração apenas às 19h30. Freire venceu com uma diferença de mais de 40 mil votos da adversária, Natalia Bonavides, do PT.
Ao comentar sobre a vitória, Paulinho Freire destacou a importância da aliança partidária e o apoio do atual prefeito, Álvaro Dias, para o sucesso da campanha:
“No começo, fizemos um arco de aliança, depois chegou o prefeito Álvaro Dias, que foi de fundamental importância para que a gente pudesse alcançar o nosso objetivo. (…) Tudo isso nós conseguimos juntar e transformar em trabalho e, graças a Deus, tivemos um resultado positivo.”
Após o anúncio, Freire conversou com a imprensa na sede do Republicanos, partido de sua vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e do atual prefeito Álvaro Dias. Álvaro Dias expressou sua satisfação com a eleição de Freire, destacando que a continuidade da gestão permitirá que obras e projetos em andamento sejam concluídos:
“A campanha foi passando, nós fomos levando o debate do novo Plano Diretor, apresentando as nossas propostas, nossas ideias, nossas obras. (…) O povo (…) tomou a sua decisão de eleger o Paulinho para continuar a nossa gestão, para que ele conclua as obras que nós não tivemos tempo de finalizar.”
A vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, também ressaltou o contato direto com os eleitores como diferencial da campanha:
“Uma campanha verdadeira, humilde, olhando nos olhos das pessoas de Natal, apresentando as nossas propostas e soluções para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos nossos bairros. Honraremos cada voto. Somos muito gratos.”
A comemoração seguiu pelas ruas do bairro de Petrópolis, com Paulinho Freire em um carro acompanhado de apoiadores a pé e em outros veículos.
Durante a coletiva, Freire também garantiu a continuidade das ações iniciadas na gestão de Álvaro Dias, destacando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social da cidade:
“Agora vamos dar continuidade a essa gestão que vem fazendo muito por Natal. (…) O povo escolheu o caminho do avanço, do desenvolvimento, da geração de emprego e renda. Eu acredito numa Natal que vai continuar crescendo.”
Alta taxa de abstenção preocupa TRE-RN
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte considerou o pleito tranquilo, mas manifestou preocupação com a alta taxa de abstenção, semelhante à do primeiro turno. A presidente do TRE-RN, Desembargadora Lourdes Azevedo, comentou o índice de abstenção de 26% e afirmou que o tribunal irá analisar as possíveis causas, incluindo um possível desinteresse pela política:
“Isso chama muita atenção e nos preocupa, (…) mas que é motivo de preocupação, e com certeza a Justiça Eleitoral vai se debruçar sobre isso.”