O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, representado pelas equipes de Fiscalização, Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) e Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), participou, nesta quarta-feira (14), de uma visita técnica a pedido da Cooperativa de Jipeiros de Nísia Floresta – COOP Jipe Turismo, no percurso realizado pelos profissionais nas dunas de Búzios.
De acordo com o gestor da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra, Daniel Magalhães, a ação teve como principal objetivo uma vistoria técnica no campo dunar de Nísia Floresta, que está inserido na APA. “A vistoria verificou as trilhas usadas para passeios de off-road na região, assim como as condições que os passeios são realizados. As informações adquiridas durante a visita técnica servirão de base para o Estado planejar as ações de gestão e fiscalização de tráfego de veículos 4×4 em campo dunar”, disse o gestor.
Além do Instituto Ambiental, participaram da ação, representantes da SETUR, CPRE, DETRAN, Prefeitura de Nísia Floresta e o Vice-governador, Antenor Roberto.
Articulação
No dia 01 de outubro, o Governo do RN debateu o tráfego de veículos não licenciados no litoral e zonas de proteção ambiental, em reunião realizada no Centro de Convenções de Natal. A Setur reuniu todas as secretarias de Estado e órgãos envolvidos, os municípios onde há formação de dunas, lagoas e as entidades associativas relacionadas ao transporte turístico off road. O objetivo da reunião foi discutir e intensificar a fiscalização nas áreas de proteção ambiental, para coibir o tráfego de veículos não licenciados e prevenir acidentes.
O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, explicou que o Idema enquanto órgão responsável pelas Áreas de Proteção Ambiental busca o fortalecimento do trabalho de fiscalização dessas áreas. “Esse trabalho passa diretamente pelo envolvimento de todas as instâncias, municípios, Estado e União para promover a conscientização de todos. É isso que estamos fazendo, unindo esforços para promover o desenvolvimento do turismo, com responsabilidade ambiental”, destacou.