O título de Nossa Senhora da Apresentação remonta a uma antiga tradição cristã que descreve o momento em que Maria, ainda criança, foi levada por seus pais, Joaquim e Ana, ao Templo de Jerusalém. Segundo a tradição, aos três anos de idade, Maria teria se consagrado inteiramente a Deus, oferecendo sua vida e seu coração ao serviço divino. É dessa narrativa que nasce a denominação “Nossa Senhora da Apresentação”, referência direta ao ato de sua apresentação no Templo.
Primeira paróquia dedicada à santa no Brasil
A primeira paróquia brasileira sob o título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu em 1599, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com registros históricos, a fundação ocorreu após a descoberta de uma imagem da santa na região. A antiga Catedral de Natal — hoje chamada Igreja de Nossa Senhora da Apresentação — está localizada na Praça André de Albuquerque, local onde também foi celebrada a primeira missa da cidade, em 25 de dezembro de 1599, pelo padre Gaspar Moperes.
Celebrações em homenagem à padroeira de Natal
Na capital potiguar, a festa dedicada à padroeira ocorre oficialmente em 21 de novembro. No entanto, a programação religiosa se estende do dia 11 ao dia 21 do mesmo mês, com novenas, procissões e missas realizadas em locais de forte simbolismo para os fiéis, como a Pedra do Rosário — ponto onde a imagem foi encontrada —, a Catedral Metropolitana e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.
Devoção também em Alagoas
A veneração à santa também está presente em outros estados. No município de Porto Calvo, em Alagoas — palco de batalhas durante o período da ocupação holandesa — Nossa Senhora da Apresentação foi escolhida como padroeira da cidade, tornando-se símbolo de proteção em meio à história de conflitos da região.
Uma das primeiras paróquias do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o bairro de Irajá também guarda uma forte ligação com a devoção. Em 1644, o padre Gaspar da Costa ergueu ali uma capela dedicada à santa, em uma área que na época servia como campo de pastagem. Com o tempo, a capela passou por reformas e ampliações até se tornar uma das paróquias mais antigas da cidade.
Oração tradicional
Entre os devotos, é comum a recitação de uma oração que recorda o gesto de entrega de Maria no Templo e expressa o desejo de seguir seu exemplo de fé e consagração:
“Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação, que aos três anos subistes as escadarias do Templo para vos consagrardes inteiramente a Deus, praticando o ato de religião mais agradável ao Senhor, acolhei também a nossa homenagem e nossa consagração. Consagrastes ao Senhor o vosso espírito e vosso coração na infância, oferecendo todo o vosso ser pelo sacrifício mais generoso. Nós, ainda peregrinos na terra, unimo-nos aos anjos e santos para cantar as glórias de vossa apresentação bendita. Amém.”




















