Uma mancha avermelhada no mar entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, chamou a atenção de moradores e turistas neste fim de semana. O fenômeno, popularmente conhecido como ‘maré vermelha’, levou a prefeitura de Tibau do Sul a acionar os órgãos ambientais competentes.
O que causa a coloração incomum
Renata Panosso, professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explicou à Inter TV Cabugi que a coloração incomum é provavelmente um fenômeno conhecido como floração.
A floração ocorre devido à proliferação excessiva de micro-organismos, geralmente algas, que podem alterar a cor da água. Embora nem sempre seja tóxica, a maré vermelha pode indicar desequilíbrio ambiental e, em alguns casos, liberar toxinas prejudiciais à vida marinha e à saúde humana.
Veja o vídeo:
Medidas da prefeitura
A prefeitura de Tibau do Sul emitiu uma nota informando que tomou conhecimento do caso e o encaminhou para os órgãos ambientais. O município acionou o Ibama e o Idema para que realizem as devidas análises e emitam um diagnóstico técnico sobre as causas e os riscos potenciais do fenômeno na região turística.





















