Durante um comício realizado na Praça do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, uma intérprete declamou o Hino Nacional em linguagem neutra durante o evento de campanha do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL). A apresentação, que contou com a presença de figuras políticas como Marta Suplicy (PT), candidata a vice-prefeita, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gerou grande repercussão.
Em um dos trechos do hino, a intérprete alterou o verso tradicional “dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil” para “des filhes deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil”, o que provocou intensas discussões nas redes sociais e reações de diversos setores da sociedade.
A campanha de Guilherme Boulos emitiu uma nota afirmando que a utilização da linguagem neutra durante a execução do hino não foi autorizada. Após a repercussão negativa, o vídeo do evento foi removido do canal oficial de Boulos no YouTube.
“A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, afirmou.