O Brasil ganhou uma posição no ranking de ‘passaportes mais poderosos do mundo’, segundo a lista do Henley Passport Index, que analisa os documentos de 199 países e 227 destinos, divulgado nesta semana. O passaporte brasileiro fica atrás de outros sul-americanos, como o Chile, em 15º e a Argentina, em 18º.
Cingapura é o novo líder do ranking. Os cidadãos do país asiático têm acesso liberado para 192 nações. Antes, o Japão foi o líder da lista por cinco anos, mas caiu para a terceira posição, com 189 países abertos para japoneses.
Três países europeus, Itália, Espanha e Alemanha, estão empatados como vice-lideranças da lista, podendo entrar livremente em 190 países. Já o português ficou em quinto, com 187 destinos sem visto. O dos Estados Unidos ficou em oitavo, com 184.
No ranking, o pior passaporte segue sendo o do Afeganistão, que dá acesso a 27 países sem visto. Para iraquianos, o acesso é de 29. A Síria está na frente dos dois, com acesso livre a 30 países.
Brasil facilitou entrada no México
O visto para entrar no México agora é eletrônico para brasileiros. Os países fizeram um acordo de sistema recíproco de vistos eletrônicos. A medida permitirá que brasileiros e mexicanos façam a solicitação de vistos para turismo e negócios, por exemplo, sem a necessidade de ir até o consulado.
“Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países”, informou o Ministério das Relações Exteriores.
Conheça os 10 melhores passaportes do mundo
- 1º – Cingapura – 192 países
- 2º – Alemanha, Itália, Espanha – 190 países
- 3º – Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suécia – 189
- 4º – Dinamarca, Irlanda, Holanda, Reino Unido – 188
- 5º – Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça – 187
- 6º – Austrália, Hungria, Polônia – 186
- 7º – Canadá, Grécia – 185
- 8º – Lituânia, Estados Unidos – 184
- 9º – Letônia, Eslováquia, Eslovênia – 183
- 10º – Estônia, Islândia – 182
Fonte: Henley Passport Index