Um dos assuntos tratados no jantar oferecido pelo presidente Lula para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários foi o fim da escala 6×1.
O tema foi uma das pautas enviadas pelo Governo ao Congresso na abertura do ano. O governo federal anunciou que, logo depois do carnaval, vai enviar para o Congresso novo projeto sobre fim da escala 6×1 de trabalho sem redução de salários.
Atualmente, sete propostas discutem o assunto no Congresso Nacional. São quatro na Câmara, uma delas da deputada Érika Hilton; e três no Senado, incluindo a do senador Paulo Paim.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, prometeu acelerar o debate na Casa.
O texto no Senado está pronto para votação em plenário. A proposta determina o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais. Porém, o Governo já trabalha com uma jornada de 40 horas semanais.
A proposta encontra resistência no mercado, mas tem alta aprovação popular. Uma reunião deve acontecer nas próximas semanas, envolvendo as pastas e líderes do Congresso para debater o tema.

















