O Carnatal, maior carnaval fora de época do país, passou a integrar oficialmente o calendário turístico do Brasil. A inclusão foi garantida pela sanção da Lei nº 15.286, publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida reconhece a relevância cultural, social e econômica do evento, que se consolidou como um dos principais atrativos turísticos do Rio Grande do Norte e do país, além de fortalecer a promoção do turismo nacional.
A nova lei é resultado do Projeto de Lei (PL) nº 3.034/2023, de autoria do ex-deputado federal e atual prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), e contou com parecer favorável do senador Rogério Marinho (PL). Após aprovação no Congresso Nacional, o texto foi sancionado pelo presidente, oficializando o Carnatal no calendário nacional de eventos.
Além do impacto cultural, o Carnatal também se destaca pelo forte reflexo econômico. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio, a edição deste ano movimentou cerca de R$ 155 milhões, impulsionando diversos setores da economia potiguar, como turismo, comércio, serviços e entretenimento.
Em 2025, o evento também alcançou outro marco importante ao se tornar o primeiro a receber o Selo Feito Potiguar, certificação que valoriza produtos, empresas e iniciativas com identidade local e impacto positivo na economia do Rio Grande do Norte.






















