O I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis dá continuidade a programação de primavera e apresenta diversas atividades previstas para o mês de outubro com palestras, oficinas e lives que trarão vários usos culinários para as flores comestíveis. Todos eventos serão gratuitos e acontecem na Uninassau, que é parceria do circuito.
Para a próxima quinta-feira, 13 de outubro, o Uso de Flores Comestíveis na Produção de Chocolates será o tema da oficina promovida pelo Paulo Arsand, professsor de Gastronomia e Confeitaria do Senac/RN, que atua há 12 anos na área de confeitaria. Ele também é chocolatier pela École Lenôtre, escola de gastronomia francesa, e proprietário da Rollab Chocolates Criativos. Os interessados em participar da oficina, que acontece às 16h30, devem se inscrever pelo link.
Na semana seguinte é a vez da oficina Nhoque de Primavera, que acontece no dia 20 de outubro, às 16h30, com a professora de gastronomia da Uninassau Natal, Almog Griner. Inspirada pela estação das flores, a oficina trará uma releitura primaveril contemporânea do clássico nhoque italiano. E fechando o mês terá uma live que vai falar um pouco sobre identificação e uso das flores alimentícias bem como os riscos do uso indevido de flores tóxicas na ornamentação de pratos, será no dia 27 de outubro, às 19h, no perfil da Ahorta no Instagram (@ahortaviveiro). A live será com a produtora de flores comestíveis de Londrina, no Paraná, Laís Rosseto. Ela também é engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – pós-colheita de Flores Comestíveis e colaboradora do Guia de Flores Comestíveis.
O I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis começou no dia 22 de setembro, com a chegada da primavera, e vai seguir com diversas atividades até o final da estação mais florida do ano, em 21 de dezembro. “A ideia é trazer a magia e o encanto das flores para a mesa, ou melhor, para o prato, proporcionando ao público participante uma experiência sensorial muito especial. Queremos divulgar, estimular e incentivar o uso e o consumo das flores na alimentação. O evento é aberto a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre esse mundo das flores comestíveis”, afirma Pollyanne Azevedo, organizadora do circuito e pesquisadora do cultivo de flores comestíveis.
Ao final do I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis, todas as receitas preparadas no evento serão organizadas em um livreto e disponibilizadas, de forma gratuita, para download.
Para cheirar, comer e manter uma alimentação equilibrada
Consideradas PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) as flores possuem propriedades únicas, complementam pratos tradicionais e transformam o paladar quando consumidas. Grande parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, bem como carotenóides e óleos essenciais, além de baixo teor energético, o que torna seu consumo totalmente indicado para aqueles que buscam uma alimentação equilibrada e saudável.
Em março deste ano, a organizadora do circuito, Pollyane Azevedo, que cultiva diversas variedades de flores comestíveis, lançou o “Do Jardim para a Mesa: Flores Comestíveis – Um Guia Completo para Curiosos e Comedores de Flores”, uma publicação inédita com várias informações como: cuidados na escolha e no consumo, diferenças entre as flores tóxicas e não tóxicas, um catálogo com as flores mais utilizadas, além de dicas para o uso culinário e receitas. O guia é gratuito e está disponível para download pelo link – @ahortaviveiro.
Sobre Ahorta
A Ahorta Viveiro Sensorial e Afetivo é um espaço sensorial e afetivo com um jardim comestível aberto às visitações para todos que quiserem conhecer e provar as flores comestíveis cultivadas no local. Além disso, a empresa também faz a comercialização das flores comestíveis para diversos estabelecimentos gastronômicos, confeitarias e buffets de Natal. As visitas ao jardim sensorial podem ser agendadas pelo Instagram @ahortaviveiro e pelo whatsapp – (84) 99837-6878.
Com uma variedade de mais de 20 flores comestíveis, a empresa familiar, que nasceu em meio à pandemia, tem como propósito difundir e divulgar o uso das flores na alimentação e mostrar que elas são muito mais do que arranjos ornamentais.
I CIRCUITO GASTRONÔMICO DE FLORES COMESTÍVEIS – PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO
Oficina “O Uso de Flores Comestíveis na Produção de Chocolates” com o professsor de Gastronomia e Confeitaria do Senac/RN Paulo Arsand – 13 de outubro – às 16h30.
Oficina “Nhoque de Primavera” com a professora de gastronomia da Uninassau Natal, Almog Griner – 20 de outubro – às 16h30.
Local das oficinas: Uninassau (Av. Engenheiro Roberto Freire, 1514 – Capim Macio)
Live “Do Jardim ao Prato” com a produtora de flores comestíveis, engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia, Laís Rosseto (transmissão pelo Instagram: @ahortaviveiro)