“Meu povo, o cuscuz tá pronto!” A icônica frase de Juliette “gruda” na mente, não é mesmo? E que tal preparar essa delícia em casa com a ajuda da cuscuzeira, utensílio que é tão difundido pela cantora? A chef de cozinha Ana Mimosa ensina a tradicional receita nordestina no programa The Chef com Edu Guedes e dá dicas importantes para prepará-lo em apenas 10 minutos.
Antes de cozinhar o cuscuz, você deve temperar a farinha de milho. Para o café da manhã, a chef sugere apenas a adição de sal, a fim de manter o sabor neutro. Se sua ideia é comer cuscuz no almoço ou jantar, por exemplo, acrescente orégano para “turbinar” o prato.
Com a farinha de milho temperada, adicione uma pequena quantidade de água – aos poucos, ok? – e mexa bem. Segundo Ana Mimosa, esse é o segredo para que o cuscuz não fique seco: umedecer a farinha antes de cozinhá-la na cuscuzeira.
Como usar cuscuzeira?
- Coloque água na panelinha do utensílio;
- Em seguida, coloque a massa de cuscuz na parte de cima do aparato, que é conhecida no nordeste como “peitinho”;
- Tampe e leve ao fogo por, no máximo, sete minutos;
- O furo no “peitinho” da cuscuzeira permite que o vapor da água cozinhe os grãos de forma delicada.
Acompanhamentos para o cuscuz
O cuscuz está pronto? É hora de adicionar o acompanhamento! A chef de cozinha indica carne-seca, queijo coalho, requeijão, ovo frito com gema mole, linguiça e bacon para a sua refeição. Vale, também, comer o cuscuz apenas com manteiga. Hmmm… Deu água na boca!
Saiba como fazer cuscuz doce
O cuscuz também combina com o sabor doce. O preparo é o mesmo, o que muda é o tempero: ao invés de colocar sal na farinha de milho, acrescente coco fresco ralado. Depois de pronto, finalize o cuscuz com leite de coco adoçado.
Cuscuz nordestino com carne-seca: veja receita completa
Ingredientes
Cuscuz
- 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
- 1 pitada de sal
- Água
Carne-seca desfiada
- 200 g de carne-seca desfiada e dessalgada
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 1 colher (sopa) azeite ou manteiga de garrafa
Modo de preparo
Cuscuz: Salgue a farinha flocada a gosto e, depois, adicione água até hidratar. Deixe descansar por cinco minutos. Coloque em uma cuscuzeira e leve para cozinhar. Cozinhe por cinco a sete minutos na cuscuzeira pequena; cozinhe por dez minutos na cuscuzeira grande.
Carne-seca: Refogue a cebola em uma colher (sopa) de azeite ou manteiga de garrafa. Adicione a carne-seca desfiada e deixe fritar. Coloque a carne-seca desfiada por cima do cuscuz.
Band