Vamos preparar um delicioso churrasco? Se você não tem muita experiência no comando da grelha, precisa seguir algumas dicas para garantir o sucesso da refeição.
As churrasqueiras Aline Marinho e Joana Angelica, do projeto ChurrasDelas, entregam três dicas fundamentais para quem está começando a assar carnes. Confira os truques abaixo:
1. Escolha produtos de qualidade
Segundo Aline Marinho, a escolha da principal matéria-prima do churrasco é fundamental: prefira carnes com a procedência conhecida. “Como você escolhe um produto de qualidade? Procure locais seguros pra fazer as suas compras. Se você não conhece o açougue ou mercado, prefira as carnes que vêm embalada a vácuo com símbolo do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, explica. “Esse símbolo garante o mínimo sanitário”, completa Joana Angelica.
2. Não fure a linguiça
Não asse a linguiça no espero para preservar a suculência da carne. “A linguiça é feita de carne moída com alguns componentes que ficam envoltos em uma tripa. Aquela tripa mantém a umidade da linguiça. Se você fura a linguiça para assá-la, ela fica ressecada Então, você perde a qualidade da linguiça”, detalha Joana.
3. Não tempere a carne antes levá-la para a grelha
A terceira dica é polêmica, mas as churrasqueiras garantem que faz toda a diferença no churrasco: não tempere a carne antes de levá-la para a grelha e “aposente” o sal grosso para carnes bovinas.
“Não salgue a carne bovina cortada em bifes. Salgue depois de assá-la. E a gente não usa sal grosso em momento nenhum do nosso churrasco. Pegue o seu bife, coloque na churrasqueira e asse sem sal nenhum. Depois, tire da churrasqueira e corte-o. Por fim, use sal fino pra temperar. Tente essa dica… Você vai garantir o sucesso do seu churrasco”, finaliza Aline Marinho.
Band