A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), através do Núcleo Sede situado em Macaíba, realizará atendimento jurídico na comunidade quilombola Capoeiras, localizada naquela cidade. A ação acontecerá na sexta-feira (19), das 14h às 17h, e faz parte de uma iniciativa do Projeto Quilombarte, com apoio da Associação de moradores de Capoeiras, em alusão ao Dia da Consciência Negra celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro.
A programação em alusão a data terá início na quarta-feira (17) e segue até o sábado (20), com oficinas, atendimento do Sebrae, renovação de cadastros do Proarte e atrações culturais. Na sexta-feira (19), o atendimento dos defensores públicos será realizado através da “Vans dos Direitos”, projeto que estreia no estado ao levar os serviços da instituição através de um veículo equipado com internet e a infraestrutura necessária para o atendimento à população.
No sábado, será oferecido um café da manhã, seguido de uma feirinha, atividades esportivas e uma roda de conversa. O encerramento ficará por conta de atrações culturais como show de Maculelê, Grupo Pau Furado Raiz e Sula Miranda.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, há mais de 30 comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte. Dessas, pelo menos 20 já possuem reconhecimento junto ao INCRA. Atualmente, contando com mais de 400 famílias em seu território de aproximadamente 906 hectares, Capoeiras é considerada a maior comunidade quilombola do estado e está localizada a 65 km de Natal.