O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) recebeu a doação de um equipamento no valor de R$ 3.300.171,51 do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O termo com o acerto foi assinado no final de março. O equipamento, que já está em funcionamento no Instituto de Criminalística (IC) do Itep/RN desde setembro de 2022, faz parte do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), Sistema de Identificação Balística (SIB) e do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB).
Até o momento, o Instituto já conseguiu ligar 210 projéteis/estojos a armas utilizadas em diferentes crimes, ou seja, a perícia confirmou que aqueles projéteis/estojos coletados em locais de crimes saíram de determinados armamentos. Em alguns casos, foi possível determinar que uma mesma arma foi usada em diferentes delitos.
O SINAB realiza comparações entre os elementos de munição (projéteis e estojos) provenientes de armas de fogo relacionadas aos crimes e armazenados no BNPB, fornecendo subsídios fundamentais às ações destinadas às apurações criminais, auxiliando para a elucidação da autoria e correlação de crimes cometidos com a mesma arma de fogo, mesmo em diferentes Estados.
Fazendo parte desse sistema, o Itep/RN fortalece a capacidade do instituto de contribuir para a segurança pública, fornecendo análises mais precisas e apoio técnico-científico às autoridades encarregadas da investigação e prevenção de delitos.