Diversidade e gênero na tecnologia; regulação de plataformas e compensações à atividade jornalística; os 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil, são temas das sessões principais do 12º Fórum da Internet no Brasil (FIB12), evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que, neste ano, volta a ser presencial, com realização de 31 de maio a 3 de junho em Natal (RN). O Fórum, cujas inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio do evento, e ele também será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.
A primeira sessão principal do FIB12, intitulada “Diversidade e Gênero nas TIC: uma agenda para inclusão e representatividade”, acontecerá na quarta-feira (1/6), das 10h às 12h, e abordará os impactos da tecnologia na sociedade e os efeitos da exclusão digital a partir de uma perspectiva sociotécnica. Entre as questões que serão discutidas estão: como o uso das novas tecnologias pode reproduzir padrões de gênero e sexualidade, aprofundando desigualdades sociais; como a tecnologia pode ser usada para a ressignificação de estereótipos; qual é o papel da tecnologia para o empoderamento de grupos sociais vulnerabilizados, e como fortalecer a sua representatividade no meio.
Na quinta-feira (2/6), no mesmo horário, a discussão será sobre como os produtores culturais e os veículos jornalísticos têm sido afetados pelo crescente avanço da economia digital baseada em plataformas de distribuição de conteúdo. Nomeada “Regulação das plataformas e compensações à atividade jornalística”, a sessão buscará refletir acerca dos impactos da formação de oligopólios, das grandes plataformas digitais na competição pelo mercado publicitário e os desequilíbrios econômicos no setor; as disputas por anunciantes entre plataformas digitais e veículos, e os mecanismos de redistribuição de recursos publicitários.
Na sexta-feira (3/6), também das 10h às 12h, a sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi” apresentará ao público um pouco da trajetória pioneira do pesquisador e acadêmico, que faleceu em abril. Tadao se envolveu nos mais importantes processos ligados à origem da rede no país, como a criação do CGI.br, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a provisão de Internet aos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92 ou Rio-92. A sessão também discutirá a importância da Conferência para o desenvolvimento da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e novas lideranças, empenhados na melhoria constante da rede no Brasil.
“São inúmeras as contribuições do Tadao para o desenvolvimento da Internet em nosso país. Nesta sessão, além de destacar a relevância de seu trabalho, também abordaremos os diversos esforços individuais e coletivos para a expansão da rede, promovendo um espaço de debate e trocas de experiências sobre o passado, o presente e o futuro da rede em nosso país”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos integrantes dessa atividade do Fórum.
Na programação do FIB, além das sessões principais, haverá uma cerimônia de abertura no dia 1/6, com a presença confirmada de Tanara Lauschner, Coordenadora do Grupo de Trabalho do FIB12 e Conselheira representante da Comunidade Científica e Tecnológica no CGI.br. Também participarão Nivaldo Cleto (Conselheiro representante do Setor Empresarial), Percival Henriques (Conselheiro representante do Terceiro Setor), Maximiliano Martinhão (Conselheiro representante do Setor Governamental) e Gustavo Paiva (Coordenador Local do FIB12).
Haverá solenidade de encerramento no dia 3/6, além da realização dos 27 workshops sugeridos pela comunidade brasileira em governança da Internet ao longo do evento, reunindo no mesmo espaço representantes de diversos setores, como governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica. Entre os temas que serão analisados, estão: dados, informações e conteúdos digitais; diversidade e inclusão; infraestrutura, acesso e conectividade; Internet, sociedade e cidadania; privacidade e segurança e questões jurídicas, regulatórias e extraterritoriais, entre outros. Veja a programação em: https://forumdainternet.cgi.br/programacao/agenda/2/.
“Mais uma vez, o FIB abrirá um amplo espaço de discussões entre representantes do Governo, empresários, acadêmicos, membros de organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e demais usuários da Internet no Brasil, visando a proposição de ideias e reflexões sobre as oportunidades e desafios para a contínua expansão da rede no país”, finaliza José Gontijo, coordenador do CGI.br.
Certificado de participação
O certificado de participação será concedido aos que se inscreverem até 3 de junho (último dia do FIB12) e acompanharem o evento presencialmente. Quem não puder participar no local, poderá acompanhar as discussões ao vivo em https://www.youtube.com/NICbrvideos. A inscrição, neste caso, não é obrigatória. No entanto, ao efetivá-la, o inscrito também terá direito ao certificado de participação. Para a emissão do mesmo, será necessário seguir os passos indicados no chat durante a transmissão do evento pelo YouTube.
Pré-IGF
Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento brasileiro contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.