O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9), foi marcado por discussões sociais e culturais nas provas de Linguagens e Ciências Humanas. Entre os temas abordados estavam variação linguística, representatividade negra, mitologia grega e pressão estética sobre mulheres. A redação teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, avaliou positivamente o andamento da aplicação. “Tivemos um dia tranquilo, sem ocorrências significativas. Todos os malotes foram entregues e aplicados corretamente em todo o país”, afirmou.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 4,8 milhões de candidatos tiveram inscrição confirmada nesta edição. O índice de presença foi de 73%, o que representa uma abstenção de 27%, percentual semelhante ao do exame de 2024. As provas foram realizadas em 1.805 municípios, com mais de 11 mil locais de aplicação e 164 mil salas, mobilizando mais de 300 mil colaboradores.
Entre as novidades deste ano, o ministro destacou o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem, que permite obter o diploma com pontuação mínima de 5.450 pontos. “Mais de 98 mil participantes solicitaram a certificação na inscrição”, disse Santana. Também houve a introdução do cadastro pré-preenchido para estudantes do terceiro ano e o uso de um novo sistema de agrupamento de questões por texto-base.
O Inep registrou 3.240 eliminações por motivos diversos, como porte de aparelhos eletrônicos, saída antecipada com o caderno de provas ou descumprimento das regras. Houve ainda uma prisão, segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, que celebrou o resultado da operação. “Foi um Enem fantástico, com pouquíssimas ocorrências. A logística funcionou perfeitamente. É uma das maiores operações do país”, afirmou.
O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13 de novembro), e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.
Para os participantes que enfrentaram problemas logísticos, de saúde ou foram afetados pelas fortes chuvas no Paraná, a reaplicação do exame ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre 17 e 21 de novembro, na Página do Participante. No Pará, devido à realização da COP-30, as provas em Belém, Ananindeua e Marituba acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O segundo dia de provas do Enem 2025 será aplicado no próximo domingo (16), com as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.



















