O segundo semestre na Fórmula 1 costuma ser de negociações acaloradas a respeito de contratos para as temporadas seguintes. Equipes tentam manter ou contratar pilotos, que tentam garantir vagas no grid. Em 2023, a situação não é diferente.
A situação durante ao Grande Prêmio do Japão, a 16ª etapa da temporada, aponta para 19 pilotos já garantidos no grid de 2024. Assim, há apenas uma vaga aberta no grid.
Entre os confirmados, nenhuma novidade entre Red Bull, Mercedes, Aston Martin, Ferrari, McLaren, Alpine, Haas e Sauber – que corre como Alfa Romeo até o fim do ano: todas vão manter os pilotos de 2023.
A AlphaTauri (que mudará de nome) foi protagonista do mercado, com três pilotos disputando posições – no fim, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo foram confirmados, enquanto Liam Lawson voltará para a reserva.
Enquanto isso, resta um assento na Williams: Logan Sargeant tem compromisso até o fim de 2023, enquanto Alexander Albon assinou até o fim de 2024. O brasileiro Felipe Drugovich é cotado como possível substituto do norte-americano.
Confira a situação do grid da F1 para 2024:
Red Bull
- Max Verstappen (HOL): até 2028
- Sergio Pérez (MEX): até 2024
Mercedes
- Lewis Hamilton (GBR): até 2025
- George Russell (GBR): até 2025
Aston Martin
- Fernando Alonso (ESP): até 2024
- Lance Stroll (CAN): indefinido
Ferrari
- Charles Leclerc (MON): até 2024
- Carlos Sainz (ESP): até 2024
McLaren
- Lando Norris (GBR): até 2025
- Oscar Piastri (AUS): até 2024
Alpine
- Esteban Ocon (FRA): até 2024
- Pierre Gasly (FRA): até 2024
Williams
- Alexander Albon (TAI): até 2024
- A definir
Haas
- Kevin Magnussen (DIN): até 2024
- Nico Hulkenberg (ALE): até 2024
Alfa Romeo/Sauber
- Valtteri Bottas (FIN): até 2025
- Guanyu Zhou (CHN): até 2024
AlphaTauri
- Yuki Tsunoda (JAP): Até 2024
- Daniel Ricciardo (AUS): Até 2024
Band