Na última quinta-feira, 21 de setembro, o Laboratório Sismológico da UFRN, por meio das suas estações sismográficas, registrou um tremor de terra na região do município de Chorozinho, no estado do Ceará. O sismo ocorreu às 21h24 UTC (18h24, hora local), com magnitude preliminar calculada em 1.4 mR. Segundo informações recebidas pelo LabSis/UFRN, o tremor foi sentido em Lagoa do Cedro.
A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado do Ceará ocorreu no município de Limoeiro do Norte, no mês de agosto. O tremor foi registrado no dia 28, às 14h14 UTC, com magnitude preliminar calculada em 2.2 mR.
Bahia
No sábado, 23 de setembro, às 01h08 UTC (22h08, hora local[do dia 22/09), as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN registraram um tremor de terra na região do município de Laje, no estado da Bahia. A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 1.1 mR. Segundo informações, moradores da região de Amargosa relataram sentir o tremor.
Ainda no sábado, 23 de setembro, às 16h53 UTC (13h53, hora local), o Laboratório Sismológico da UFRN registrou um tremor de terra na região do município de Candeal, no estado da Bahia. A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 1.8 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
No domingo, 24 de setembro, às 12h13 UTC (09h13, hora local), as estações sismográficas registraram mais um tremor de terra no estado da Bahia. A área epicentral foi localizada na região do município de Curaçá, o evento sísmico teve magnitude preliminar calculada em 2.1 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
Ainda no domingo, 24 de setembro, às 18h25 UTC (15h25, hora local) as estações sismográficas registraram um tremor de terra no estado da Bahia. A área epicentral foi localizada na região do município de Jacobina, o sismo teve magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
Também no domingo, 24 de setembro, um novo tremor de terra foi registrado na região do município de Jacobina, no estado da Bahia. De acordo com as estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, o sismo ocorreu às 19h00 UTC (16h00, hora local), com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
Nesta segunda-feira, 25 de setembro, a terra voltou a tremer na região do município de Jacobina, no estado da Bahia. As estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN registraram o sismo às 01h30 UTC (22h30, hora local[do dia 24/09]), com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
Ainda nesta segunda (25), a terra voltou a tremer na região do município de Jacobina, no estado da Bahia. As estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN registraram o sismo às 01h30 UTC (22h30, hora local[do dia 24/09]), com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
Sergipe
No sábado, 23 de setembro, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou um tremor de terra na região do município de Telha, no estado de Sergipe. O evento sísmico ocorreu às 15h42 UTC (12h42, hora local) e teve a magnitude preliminar calculada em 1.2 mR. Até o momento desta publicação, não há informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.
A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado de Sergipe foi no mês de agosto também no município de Telha. O tremor foi registrado às 19h55 UTC, com magnitude calculada em 2.0 mR.
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Ceará e em toda região Nordeste do país.