O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, 30, a criação do Programa Nova Escola Potiguar, com a promessa de gerar uma modernização e investimentos na educação potiguar.
“O maior investimento já realizado na história do Governo. É a maior felicidade, como professora na condição de governadora, que eu poderia ter. São 182 escolas, das quais são 12 IERNs, 10 novas escolas padrão, além da reforma e recuperação de 160 escolas”, disse a governadora Fátima Bezerra.
No total, o PNEP terá cinco eixos. O eixo 1 é a criação do IERN (Instituto Estadual de Educação Profissional do RN). Serão 12 campi em todo o estado, com previsão de construção até o fim de 2022.
Os IERNs serão construídos nas cidades de Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.
O eixo 2 do PNEP é a construção de 10 novas escolas e reforma de pelo menos 60 outras unidades, além da recuperação de outras 100 em todo o estado. Já o eixo 3 é a criação do Geração Conectada, programas pedagógicos com foco na inovação, novos laboratórios de informática e equipamentos, bem como a conexão das escolas com o mundo, através dos cabeamentos da Infovia Potiguar.
O eixo 4 do PNEP trata da modernização da gestão, valorização e capacitação dos professores através de programas de formação inicial e continuada, além da melhoria dos recursos para os profissionais da educação. Por fim, o eixo 5 será de ações para a superação do analfabetismo, com o objetivo de levar mais oportunidades de escolarização, inclusão social e profissional para jovens e adultos.
“Também vamos investir em modernização tecnológica com olhar para melhoria da gestão escolar, capacitação e formação dos profissionais e no enfrentamento ao analfabetismo no RN”, completa Fátima Bezerra.