A tradicional Trezena de Santo Antônio, realizada há mais de dois séculos e meio pela Igreja de Santo Antônio dos Militares – popularmente conhecida como Igreja do Galo – já tem data para acontecer e programação garantida. A partir desta quarta-feira (31), os fiéis poderão participar dos 13 dias consecutivos de programação religiosa e festividades em homenagem ao “santo casamenteiro” e “protetor dos pobres”.
Com o tema “Dai-lhe vós mesmos de comer”, inspirado na obra de caridade de Santo Antônio, o calendário de atividades convida os potiguares a exercitarem a solidariedade como forma de expressar a fé e a devoção.
Até o dia 13 de junho, além das missas todos os dias às 18h com recitação da trezena, haverá uma agenda cultural aberta à toda comunidade com quermesse, feijoada solidária, arraiá junino, apresentação teatral e exposição de imagens sacras. Para abrir os festejos nesta que é a 258ª edição do evento, já acontece uma peregrinação da imagem do santo pela casa dos fiéis.
Na tradição cristã, os santos são comemorados na data de sua “Páscoa Celeste”, ou seja, no dia de sua morte, e por isso o dia 13 de junho contará com ações especiais, com procissão pelas ruas da Cidade Alta (com saída e retorno para a Igreja do Galo) e a benção dos pães – uma tradição na qual pãezinhos são abençoados e distribuídos aos fiéis para que nunca falte o alimento na mesa. Nesta data, o Arcebispo Dom Jaime Vieira Costa celebra a missa das 10h.
Desde a fundação da Igreja do Galo em 1766, a festividade é realizada pelos frades capuchinhos do Convento Santo Antônio, localizado no mesmo endereço. Em 2022, o evento foi considerado patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte conforme a lei nº 11.327, e neste ano, conta com apoio da Secretaria de Cultura de Natal (Secult) e Fundação Cultural Capitania Das Artes (Funcarte) para projetos e eventos de expressões culturais religiosas.
História
Santo Antônio nasceu Fernando de Bulhões no dia 15 de agosto de 1195 na capital de Portugal, de onde vem um de seus títulos – Santo Antônio de Lisboa. Também é conhecido como Santo Antônio de Pádua, cidade na Itália onde faleceu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos. O nome Antônio veio após ingressar para a vida religiosa, em homenagem a Santo Antão.
Famoso no Brasil como protetor dos casamentos, Santo Antônio é também o santo das causas perdidas, realizador de milagres em vida e protetor dos pobres, título que recebeu graças a sua obra como frei franciscano ao auxiliar os necessitados e espalhar o evangelho.
Reconhecido por sua habilidade com as palavras, é sabido de doentes que se curaram durante suas pregações em praças. Após sua morte, foi observado que sua língua e cordas vocais ficaram preservadas, o que serviu como prova para a canonização mais rápida já vista na Igreja Católica.
Em Natal, Santo Antônio é a figura católica mais cultuada pela população, logo após a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação, tendo registros da memória devocional em diversos textos de Câmara Cascudo. Ano após ano, a festividade da sua Trezena reúne multidões de fiéis e devotos vindos de todos os cantos da cidade para agradecer graças alcançadas, pedir por proteção e bênçãos e ajudar aos necessitados.
Programação religiosa
Missas e recitação da Trezena
Quando: De 31 de maio a 12 de junho, às 18h
Celebrações em 13 de junho às 6h30, 10h e 18h
Onde: Igreja do Galo (R. Santo Antônio, 698 – Cidade Alta, Natal)
Programação social
Feijoada Franciscana
Quando: 04 de junho, às 12h
Acesso: Pague e retire; R$25
Senhas na Secretaria do Convento
Arraiá de Santo Antônio
Quando: 10 de junho, às 20h
Onde: Pátio interno do Convento Santo Antônio
Entrada mediante aquisição da camisa ou senha na Secretaria do Convento
Apresentação teatral – Auto de Santo Antônio
Quando: 11 de junho, às 20h
Onde: Pátio interno do Convento Santo Antônio
Entrada: 1kg de alimento não perecível
II Exposição de Imagens Sacras “Santo Antônio, o santo dos milagres”
Quando: Até 13 de junho
Onde: Convento Santo Antônio