O uso de Inteligência Artificial (IA) para combater a desinformação no contexto de campanhas eleitorais e a discussão da regulação de conteúdos em plataformas digitais serão foco de debates nesta sexta-feira, 3, durante o 12º Fórum da Internet no Brasil, que acontece em Natal, no hotel Holiday Inn. O evento gratuito promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) busca incentivar representantes dos setores que o compõem – empresarial, governamental, terceiro setor, comunidade científica e tecnológica – a acompanharem, opinarem e debaterem sobre as questões mais relevantes para o desenvolvimento e uso da Internet no Brasil.
Às 13h30 terá início o workshop Inteligência Artificial como ferramenta no combate à desinformação em contextos eleitorais. A atividade busca contribuir com o combate à desinformação, com foco especial no uso de Inteligência Artificial e possibilidades de que seja utilizada para reduzir a circulação de desinformação nas redes sociais. Os especialistas oferecerão uma visão sobre os problemas, e também apresentarão soluções, metodologias e ferramentas que buscam reduzir os danos da desinformação em território brasileiro.
Já às 17h10, o debate se volta para o “Processo eleitoral e desinformação: limites e consequências de atividades políticas”. O workshop busca discutir a moderação de conteúdo em plataformas digitais a fim de evitar a disseminação de desinformação. Será uma oportunidade para debater a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a cassação de mandato de um deputado por propagação de desinformação contra a urna eletrônica, e as consequências dessa jurisprudência, além de explorar as propostas regulatórias do tema.
Homenagem a Tadao Takahashi
Também na sexta-feira (3/6), às 10h, a sessão “30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi” apresentará ao público um pouco da trajetória pioneira do pesquisador e acadêmico, que faleceu em abril.
O Fórum é aberto à participação de todos os interessados, a programação e as inscrições gratuitas estão disponíveis pelo endereço https://forumdainternet.cgi.br/. O evento também será transmitido na íntegra pelo canal do NIC.br no YouTube, possibilitando interação por meio do chat da plataforma.