Em Santarém, no Pará, o presidente Lula inaugurou uma infovia com 1.100 quilômetros de cabos de fibra óptica instalados no leito de rios amazônicos. Segundo o governo, a obra vai beneficiar três milhões de pessoas entre Santarém, no Pará e Manaus, no Amazonas. A internet banda larga vai permitir avanços na saúde e na educação.
“Essa infovia ela vai economizar 58 milhões de árvores que não precisam ser cortadas por causa dessa infovia. O filho do pobre através da internet possa ter a mesma qualidade de aula que tem o filho do rico em qualquer lugar desse país”, disse o presidente Lula.
Lula só retorna para Brasília depois da Cúpula da Amazônia no Pará e do lançamento do PAC no Rio de Janeiro, marcado para sexta-feira (11). Mas o presidente e seus articuladores políticos seguem negociando a entrada do centrão no governo.
Lula concorda em indicar os deputados Silvio Costa Filho, do republicanos e André Fufuca, do Progressistas. Falta definir quem sai pra que eles entrem. Silvio quer o Esporte. Já o PP, de Fufuca, volta a pressionar pelo Desenvolvimento Social e aceita até que o Bolsa Família, seja retirado da estrutura. Até o Ministério da Indústria e Comércio, chefiado pelo vice-presidente, está na mira. Alckmin disse que ainda vai conversar com Lula.
“Eu não tive com o presidente nenhuma conversa a esse respeito. Mas vamos conversar. Cargo de ministro é de confiança do presidente, minha disposição é ajudar, servir, ajudar o Brasil e colaborar com o governo do presidente Lula”, afirmou Alckmin.
Band