Nesta quinta-feira (16), a Marinha do Brasil realiza uma Ação Cívico-Social das 9h às 16h, no Instituto Juvino Barreto, em Natal. A instituição filantrópica abriga mais de 80 idosos. O evento inicia com um cerimonial à bandeira narrado, no qual será executado o Hino Nacional pela Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
Logo após, serão disponibilizadas ações de saúde coordenadas pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha do Hospital Naval de Natal (HNNa). Além do serviço de barbearia, os idosos terão avaliações de geriatria e de odontologia com aferição de pressão arterial e peso corporal. De tarde, haverá apresentações do Coral e do Sexteto do Abrigo do Marinheiro. Também acontecem palestras para cuidadores nas áreas da geriatria, odontologia, psicologia e fisioterapia. O HNNa irá distribuir gratuitamente medicamentos e fará atividades de estimulação da memória e dança terapêutica.
Nos atendimentos, os idosos irão conhecer um pouco sobre as tradições e operações navais através de exposição de equipamentos de mergulho e oficina de nós e voltas, sinalização náutica, oficina de semáforos e código morse. As oficinas serão efetuadas pelo Comando de Patrulha Naval do Nordeste, pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste e pela Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal. No encerramento da atividade, haverá a participação da Banda Fuzinat, conjunto musical composto por militares. A ação contempla ainda o auxílio na manutenção de infraestruturas do Juvino Barreto.