Escolas da rede estadual de educação podem se candidatar para participarem do projeto Meninas no Espaço, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que busca estimular e desenvolver competências nas mulheres para atuarem no setor aeroespacial.
O projeto ofertará bolsas para estudantes, professores e proporcionará às escolas a oportunidade de ofertar uma vasta gama de cursos, que vão desde as metodologias ativas para o setor aeroespacial, introdução à astronáutica, gestão de projetos, linguagem de programação e a introdução a foguetes. O projeto terá uma carga horária semanal de 20h.
As inscrições seguem até o dia 3 de fevereiro. Para participar, a escola deve preencher o formulário online disponível neste link. A unidade de ensino deverá seguir todos os itens definidos no edital nº03/2022 – Meninas no Espaço/UFRN. Serão selecionadas 15 escolas e em cada instituição deverá ter uma equipe formada por um professor ou uma professora da área de matemática, física, química ou áreas afins e uma equipe com cinco estudantes devidamente matriculadas.
Na manhã da última segunda-feira (30), a Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN, professora Socorro Batista, recebeu, no órgão central da SEEC, a professora Mariana Rodrigues, coordenadora geral do projeto, e o professor Júlio Rezende, para dialogarem sobre a importância do conhecimento científico e a mobilização para a realização do projeto.
“Importante ofertar essa experiência para nossas escolas, pois esse é um caminho para que cada estudante sinta-se motivado para aprender, além de democratizar o acesso ao saber científico. E, tratando-se de um projeto dedicado ao público feminino, é uma boa oportunidade de discutirmos a importância do empoderamento das mulheres no campo da ciência”, frisou a professora Socorro Batista.
O projeto Meninas no Espaço é coordenado pelo Departamento de Engenharia de Produção com parceria com outros departamentos da UFRN e terá duração de seis meses.