O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) já registrou 76 atendimentos a vítimas indiretas pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv), criado em julho do ano passado. São pessoas que perderam parentes em mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte). Desse total de atendimentos registrados pelo Nuavv, 66 atendimentos se deram de forma presencial ou por telefone. Houve ainda algumas buscas ativas por essas vítimas indiretas e 26 análises de processos judiciais.
Na sexta-feira (20), será celebrado o Dia Municipal das Mães que sofrem da Síndrome dos Braços Vazios, em razão da violência urbana. A data corresponde a uma lei municipal que leva o nome de Karol Álvares, uma estudante que foi morta aos 19 anos durante um assalto, em 2016, em Natal.
Sabendo que perder um ente familiar para a violência letal e intencional é uma situação que precisa de atenção, o MPRN instituiu o Nuavv. Inicialmente, o núcleo é dedicado aos casos que acontecem na capital, mas a intenção é que possa cobrir todo o território potiguar.
A equipe multidisciplinar que trabalha no núcleo também identificou a necessidade de encaminhar algumas dessas pessoas para outros tipos de atendimento, como para a assistência jurídica (5 casos), para o Centro de Referência em Luto (21), para o Serviço de Psicologia Aplicada da UFRN (2) e para a assistência social (3), além de ter feito dois plantões psicológicos no período mencionado.
O Nuavv é um desdobramento do projeto institucional “Depois do Vazio”, cujo objetivo é implementar, no âmbito do MPRN, os núcleos de apoio aos familiares das vítimas de forma regionalizada, de modo a cobrir todo o estado do Rio Grande do Norte.
O núcleo está vinculado ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, tem sede na capital potiguar, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária. O serviço funciona de 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, nas sextas-feiras. A equipe também pode ser contatada pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone/whatsapp: (84) 99972-5351.