A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, nas últimas 72 horas, deu cumprimento a diversos mandados de prisão e de busca e apreensão e prendeu 80 criminosos. As ações fazem parte do “Dia D” da Operação Paz. Entre os investigados, 19 prisões foram por tráfico de drogas, 19 por roubo, 11 por homicídio e 11 por organização criminosa.
De acordo com a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, os números de prisões da Polícia Civil na Operação Paz são bem maiores, pois desde o início do mês os policiais estão mobilizados para aumentar a quantidade de investigações e prisões, mas, nas últimas 72 horas, houve o engajamento de toda a instituição para intensificar as ações.
No âmbito da Polícia Civil do RN, participaram da ação equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) e da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE).
Todos os suspeitos presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da justiça
A Operação Paz, que teve início no início de setembro, ocorre simultaneamente em 12 estados da federação e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Todas as forças de segurança estaduais participam das ações. O objetivo da operação é combater as Mortes Violentas Intencionais, agindo sobre os fatores que mais fomentam tais crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas. No dia 04 de outubro, o balanço da Operação Paz será divulgado pela SESED que informará os índices de criminalidade deste mês de setembro, bem como apresentará a produtividade de todas as forças de segurança durante a operação.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.