Todas as pessoas que gostam de cozinhar têm uma história de “perrengue” com bolo caseiro – que atire a primeira pedra quem nunca se frustrou com uma receita que não deu certo… A massa murcha é um exemplo clássico: não há nada mais decepcionante do que abrir o forno e se deparar com o aspecto “triste” do doce.
E o que fazer para a massa do bolo crescer bem bonita e fofinha? O chef Edu Guedes, junto com a cozinheira Jéssica Wingester, ensina cinco truques fáceis para você não errar mais e preparar o bolo perfeito! Confira abaixo:
Ingredientes em temperatura ambiente
Garanta que ingredientes como água, leite, manteiga e ovos estejam em temperatura ambiente para o preparo da receita. Os alimentos gelados precisam ser misturados por mais tempo na massa, o que pode deixá-la pesada.
Deixe o fermento por último
O fermento em pó deve ser um dos últimos ingredientes a entrar na receita. Depois, não demore para levar a massa para o forno, ok?
Forno preaquecido
Esse é um dos grandes segredos por trás de um bolo grande. É fundamental preaquecer o forno e esperar que ele esteja na temperatura desejada antes de colocar o bolo. Caso contrário, a massa pode murchar.
Não abra o forno durante o preparo
Abrir o forno várias vezes enquanto o bolo assa favorece a queda da temperatura e impede o crescimento adequado. Por isso, tente controlar a ansiedade e abra o forno apenas quando a massa estiver pronta. É difícil, mas o resultado compensa!
Não fure o bolo
Evite furar a massa com garfo ou palito para conferir o ponto. Assim, o bolo pode afundar no meio. No fim do cozimento, você até pode fazer um furinho para saber se a massa já pode sair do forno, mas, antes, não.
Band