A produção brasileira de cana-de-açúcar estabeleceu um novo recorde na série histórica monitorada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), registrando 713,2 milhões de toneladas na safra 2023/2024. O volume representa um aumento de 16,8% em comparação ao ciclo anterior, conforme indica o 4º Levantamento sobre a cultura, divulgado pela Companhia.
As condições climáticas favoráveis e os investimentos no setor contribuíram para esse resultado, com destaque para a recuperação da produtividade na região centro-sul do país.
O recorde na produção de cana reflete também no aumento da fabricação de subprodutos. Com o mercado propício para o açúcar, a maior parte da cana foi utilizada na produção deste adoçante, estimada em mais de 45 milhões de toneladas, um aumento de 24% em relação à safra anterior.
Apesar do foco na produção de açúcar, o crescimento na produção de cana suportou um aumento na produção de combustíveis em relação à temporada anterior. O etanol, derivado do esmagamento da cana, registrou um aumento de quase 12%, alcançando 29,69 bilhões de litros.