O Programa Jovem Potiguar está com inscrições abertas para 840 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada no Rio Grande do Norte. Destinada a pessoas entre 16 e 35 anos, a iniciativa atende 13 municípios e é uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Ministério do Trabalho e Emprego e o governo estadual.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de março, exclusivamente pelo portal do Jovem Potiguar. Para participar, é necessário ter concluído o ensino fundamental e preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, como nome completo, CPF, telefone e e-mail. Alguns cursos exigem requisitos específicos, como declaração de associação a sindicato ou cooperativa para a formação de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas.
Áreas de formação e locais
Os cursos abrangem setores como turismo, tecnologia, energia renovável, manutenção predial e programação e serão ministrados em sete campi do IFRN.
Entre as opções disponíveis, estão:
- Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Caicó, João Câmara, Mossoró, Natal e Parnamirim
- Montador e Reparador de Computadores – Ceará-Mirim, Currais Novos, Lajes e Santa Cruz
- Programador Web – Jucurutu e Parnamirim
- Editor de Vídeo – Natal
- Agente Cultural – Natal
- Auxiliar de Manutenção Predial – Mossoró, Natal e São Paulo do Potengi
- Condutor de Turismo em Unidades de Conservação – Canguaretama, Caicó e Currais Novos
- Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas – Apodi e São Paulo do Potengi
- Auxiliar de Cozinha – Currais Novos
- Vendedor – João Câmara, Lajes e Santa Cruz
Seleção e início das aulas
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 24 de março, e as aulas devem começar em abril de 2025, com conclusão entre junho e agosto.
Esta é a segunda edição do Programa Jovem Potiguar, que, em sua primeira fase, ofertou 690 vagas em 10 campi do IFRN. Agora, a iniciativa expande sua atuação para até 1.500 jovens, promovendo capacitação técnica e incentivando o desenvolvimento profissional e social da juventude potiguar.