O Brasil possui em torno de 225 milhões de bovinos de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o estado de Mato Grosso é quem possui o maior rebanho bovino do país, pelo sexto ano consecutivo. Nesta terça-feira (29), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) informou que o rebanho bovino em Mato Grosso chegou a 34,4 milhões de animais.
O rebanho bovino em Mato Grosso corresponde a soma da população de Minas Gerais e Bahia juntos.
O coordenador de sanidade animal do Indea-MT, João Marcelo Néspoli, afirmou que os números foram levantados durante os 45 dias de campanha “Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa” e irão ajudar a nortear as ações de sanidade animal a serem realizadas no estado ao longo dos próximos meses contra a doença.
“Não se faz planejamento sem conhecer o ambiente de atuação. Portanto, esses dados são de extrema importância não apenas para nós, mas também para todas as entidades que acompanham o nosso trabalho de defesa sanitária”, diz.
Cidades com o maior número de bovinos
De acordo com os dados levantados durante a campanha de atualização de estoque de rebanho, a cidade de Cáceres apareceu em primeiro lugar. Cáceres possui o maior número de cabeças de bovinos em Mato Grosso: 1.341.455 animais.
Em seguida, vemos municípios Vila Bela da Santíssima Trindade com 1.135.894 de animais, Juara com 1.000.624, Juína com 884.700, Colniza com 851.194, Alta Floresta com 787.588 e Pontes e Lacerda com 698.565 bovinos.
Ainda segundo o Indea-MT, Mato Grosso tem 113.556 estabelecimentos rurais, e grande parte deles está concentrado nas regiões de Juína, Matupá, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Araguaia, Pontes e Lacerda e Alta Floresta.
Band