O ex-deputado federal Rafael Motta foi extubado e está consciente após 12 dias de internação em decorrência de um acidente de kitesurfe. A informação foi confirmada por sua assessoria nesta terça-feira (2), por meio de uma publicação nas redes sociais oficiais do político.
Segundo a nota divulgada, a retirada dos aparelhos de ventilação mecânica representa um avanço importante no quadro clínico. “Depois de 12 dias angustiantes, a notícia de que Rafael está extubado e consciente […] nos enche de alívio e aquece o coração”, diz o comunicado.
Motta permanece internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde segue em tratamento intensivo. Ele sofreu o acidente no dia 22 de agosto, nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal (RN). Inicialmente, foi atendido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde passou por uma cirurgia torácica para correção de uma lesão brônquica, antes de ser transferido à capital paulista na madrugada do dia 25.
Praticante assíduo de esportes aquáticos, o ex-parlamentar costumava compartilhar registros de treinos de kitesurfe nas redes sociais. Em uma publicação de março, chegou a afirmar que o “RN é o Havaí do kitesurf no mundo”.
Rafael Motta foi vereador em Natal entre 2013 e 2014 e exerceu dois mandatos como deputado federal pelo Rio Grande do Norte, entre 2015 e 2022. Disputou o Senado em 2022 e, nas eleições de 2024, concorreu à Prefeitura de Natal.