O Rio Grande do Norte finaliza o quadrimestre com uma diminuição de 13,2% nas mortes violentas totais. Na sexta-feira, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do estado divulgou estatísticas sobre as Mortes Violentas Intencionais (MVI) que ocorreram em seu território nos primeiros quatro meses deste ano. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 48 mortes, representando uma redução de 13,2% no total.
Em termos absolutos, 364 pessoas foram vítimas de homicídios entre janeiro e abril de 2023, em comparação com as 316 mortes registradas em 2024. Esses dados foram coletados e analisados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após a análise, é importante destacar que a COINE compartilha essas informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério Público Estadual (MPRN).
Além disso, a COINE informou que houve redução nos homicídios dolosos (-16,7%), mortes em confronto policial (-15,2%), latrocínios (-9,1%) e feminicídios (-11,1%) no mesmo quadrimestre. No entanto, houve um aumento de 30,4% nos casos de lesão corporal seguida de morte. Todas essas tipologias estão incluídas nas Mortes Violentas Intencionais (MVI).