Para os chocólatras, a Páscoa poderia não ter fim, não é mesmo? Mas é possível estender o prazo de validade dos ovos de chocolate caseiros – e a época mais doce do ano! – caso os doces sejam armazenados corretamente.
O chef confeiteiro Estefano Zaquini, ex-participante do MasterChef Brasil e dono da Sr. e Sra. Zaquini Pâtisserie, e a confeiteira Leticia Gomes, sócia-proprietária da confeitaria Du Laitt, contam ao Band Receitas quanto tempo duram os ovos de Páscoa e dão dicas para conservá-los.
Os ovos de chocolate tradicionais, se mantidos de forma adequada, podem ser consumidos em até 30 dias. Oba! Abaixo, você confere as melhores dicas dos experts:
Mantenha os ovos de Páscoa fora da geladeira
Chocolate e geladeira não combinam. A temperatura baixa pode prejudicar o sabor, textura e estrutura do ovo de Páscoa. O ideal é que o doce fique guardado em caixa de papelão ou envolto em papel alumínio, sempre em local arejado, longe do calor e da umidade. Não tenha medo de manter seu ovo de chocolate em temperatura ambiente!
Brigadeiro e trufa são resistentes
Tanto o brigadeiro quanto a trufa são produtos resistentes devido ao chocolate. Portando, os ovos de colher e recheados que contém brigadeiro, que são os mais populares, e os trufados duram até 15 dias.
Vai fazer ovo de Páscoa em casa para comer com a família ou vender? Conte a validade a partir do dia em que você montar o doce. No entanto, o prazo de validade para ovos com frutas cai para cinco dias. Fique atento!