O programa Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS) proporcionou a captura de imagens incríveis de 19 galáxias espirais. As fotos foram tiradas pelo Telescópio James Webb, da Nasa, e foram divulgadas nesta semana.
O programa tem o apoio de mais de 150 astrônomos do mundo inteiro. De acordo com a Nasa, a galáxia mais próxima é a NGC5068 e está a 15 milhões de anos luz da Terra. Já a mais distante, identificada como NGC1365, está a 60 milhões de anos-luz.
Conforme a cientista projetista para iniciativas estratégicas do Instituto Espacial de Baltimore, Janice Lee, as imagens obtidas pelo telescópio são extraordinárias. “Elas são impressionantes até para pesquisadores que estudam essas mesmas galáxias por décadas. Bolhas, filamentos são detalhados até as escalas mais baixas e contam a história do ciclo de formação de uma estrela”, explicou.
O pesquisador da Universidade de Oxford, do Reino Unido, Thomas Williams afirmou que o sentimento de emoção é constante entre seus pares. “Sinto que a nossa equipe está em constante estado de emoção por conta da quantidade de detalhes que estão presentes nestas imagens”, argumentou.
Reuters