O ex-deputado federal Rafael Motta, de 39 anos, foi transferido na madrugada desta segunda-feira (25) para um hospital em São Paulo, após sofrer um acidente de kitesurfe em Natal na última sexta-feira (22). A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.
Segundo boletim médico, o ex-parlamentar foi transferido “após estabilização e evolução positiva do quadro clínico”, com objetivo de dar continuidade ao tratamento de forma mais intensiva.
Rafael passou por uma cirurgia torácica no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no sábado (23), para correção de uma lesão no brônquio — considerada a mais grave. O procedimento foi bem-sucedido e sem intercorrências. O boletim anterior já havia informado que os movimentos dos membros inferiores estavam preservados, descartando comprometimento medular.
O acidente aconteceu nas proximidades do Forte dos Reis Magos, em Natal. Após a cirurgia, Rafael precisou ser intubado na UTI, conforme já era previsto pela equipe médica.
Nas redes sociais, o ex-deputado costumava registrar momentos praticando kitesurfe no litoral potiguar. Em março deste ano, chegou a afirmar que o “RN é o Hawai do kitesurf no mundo”.
Em nota, a assessoria de Motta manifestou “profundo agradecimento a todos os envolvidos no caso, desde os amigos que acionaram o socorro até as equipes médicas do HWG”. Também destacou a atuação da equipe de cirurgia torácica e reforçou a confiança na recuperação do ex-parlamentar: “Sigamos firmes na fé em Deus, confiantes de que, em breve, Rafael estará totalmente restabelecido”.
Rafael Motta exerceu mandato como deputado federal entre 2015 e 2022 e já foi vereador em Natal. Em 2022, disputou uma vaga no Senado e, em 2024, concorreu à Prefeitura de Natal, mas não foi eleito.