A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu a primeira fase da Operação Potiguar com o lançamento de um foguete de sondagem suborbital nesta sexta-feira (29), às 13h19. A missão ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e foi realizada com tecnologia 100% nacional. O objetivo principal foi treinar a equipe envolvida, além de testar os equipamentos e processos relacionados ao lançamento.
O foguete suborbital lançado faz parte de um projeto que visa capacitar ainda mais a FAB na área de lançamentos espaciais, garantindo a operação de missões suborbitais com infraestrutura totalmente nacional. A operação teve grande relevância para o aprimoramento da equipe e para a verificação da eficácia dos sistemas usados durante o processo.
A missão bem-sucedida marca o início de um ciclo de reativação de atividades suborbitais pela FAB, que continua a fortalecer a capacidade brasileira em tecnologia espacial, consolidando o CLBI como um centro de excelência nas atividades de lançamento e pesquisa aeroespacial no país.