Veja novas imagens da sangria do Açude Gargalheiras, em Acari, na região Seridó potiguar. Os vídeos foram gravados por Nelder Medeiros, e gentilmente cedidos ao iBandRN. As águas começaram a transpor o paredão da barragem no final da noite desta quarta-feira (03). Houve até queima de fogos para celebrar a sangria, que não acontecia há 13 anos. A sangria do Açude Gargalheiras é um dos espetáculos mais comemorados pelo sertanejo, acostumado a sofrer com a seca e grandes períodos de estiagem.
- VÍDEO: Aumenta volume da sangria no Açude Gargalheiras, em Acari/RN
- VÍDEO: Gargalheiras sangra após 13 anos e volta a dar espetáculo no Seridó
A capacidade do reservatório é de pouco mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Esta é a 29ª vez que o açude sangra. A última foi em maio de 2011.
Quando transborda, as águas do Gargalheiras seguem pelo Rio Acauã até o Rio Seridó, que seguem para a Barragem Passagem das Traíras. De lá, chegam a Caicó e correm para o Rio Piranhas, Barragem de Oiticica e Barragem Armando Ribeiro Goncalves, o maior reservatório do RN, que possui capacidade para mais de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Gargalheiras
O Açude Gargalheiras, como é mais conhecido o Açude Marechal Dutra, foi inaugurado em 1959, sendo reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do estado em 2023. A barragem fica localizada no município de Acari, distante 210 quilômetros de Natal, fincada na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu. Possui um paredão com 27 metros de altura e capacidade para 44,4 milhões de metros cúbicos de água.