O MasterChef chegou ao Brasil em 2014 e, desde então, virou adjetivo para quem manda bem no comando das panelas. O sucesso do programa é tamanho que já impactou a vida de milhares de pessoas. Ao todo, já passaram pela cozinha do talent show, 431 participantes. Além dos competidores, muitos profissionais, envolvidos em algum processo da produção, tiveram vidas transformadas. É o caso da diretora Marisa Mestiço, que comanda a atração e trabalha no projeto há 10 anos.
Com tanta bagagem e experiência, ela foi escolhida pela Endemol Shine Brasil, empresa detentora do formato, para representar o programa em uma conferência internacional, a Exchange Experience, que aconteceu em Abril. O evento, sediado em Portugal, reuniu representantes de vários países [da Europa, da América do Norte e até da Ásia] para compartilhar experiências do MasterChef ao redor do globo. Esta foi a 1ª vez que o Brasil participou e a diretora foi acompanhada por Bruno Guerra, diretor de produção da Endemol. O resultado, ela conta, não poderia ter sido melhor:
“Fiquei impressionada porque, mesmo tendo muito a contar, estávamos preparados para ouvir [mais do que falar]. Lá estavam alguns cases de sucesso que usamos como inspiração aqui no Brasil. Mesmo assim, quando falamos sobre o que fazemos todos ficaram muito interessados em saber como a gente funciona”, celebra Marisa em entrevista ao Band.com.br.
O que o MasterChef Brasil tem para ensinar ao mundo?
Com todas as atenções voltadas à versão brasileira do MasterChef, Marisa e Bruno puderam dividir, com os convidados, acertos que fazem do programa um gigante do entretenimento, com números expressivos na TV, na internet e em faturamento comercial.
Um dos temas que mais brilhou os olhos de quem estava por lá foi como o programa conseguiu se renovar ao longo da história. “Foi destaque como a gente consegue produzir, por tantos anos seguidos, com o mesmo sucesso e crescimento. A gente só cresce, principalmente na internet, nas redes sociais, e esse é o lugar que todo mundo quer estar, é o futuro”, celebra a diretora.
Ponto também para os formatos inovadores, como o Masterchef Mais, que foi ao ar em 2022 com 5 episódios. “Para alguns países foi uma aposta que não deu certo, mas, para nós, funcionou demais e estamos indo com a segunda temporada [ainda neste ano].” Chique!
Substituições no elenco foram debatidas. “Foi uma discussão bem ampla, todo mundo tem o receio das trocas e de como o público vai aceitar novos integrantes. Mas, de modo geral, todos percebem que o programa é maior que uma única pessoa e que mudar e agregar novos talentos dá o frescor que o formato precisa”, explica Marisa, que nos últimos anos recebeu Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira no time.
A paixão com que todos os envolvidos no projeto trabalharam também despertou atenção. Ela é vista dos participantes ao estagiário de produção. Todo mundo se contamina com a empolgação da disputa. “A paixão e as pessoas foram o que mais se destacaram. Levamos a mensagem da transformação. O MasterChef é feito por pessoas. Só cozinhar bem não é o suficiente para estar no programa, precisamos de pessoas que têm vontade de mudar, de transformar e sentem essa necessidade de buscar coisas novas”, entrega.
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