A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN) promoverá nos dias 30 e 31 de maio, na sede da Seccional Potiguar, a II Conferência Estadual da Mulher Advogada. Entre as palestrantes confirmadas estão a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB e a conselheira federal, Silvia Cerqueira. As inscrições podem ser feitas em esaoabrn.org.br
A programação engloba painéis com temas diversos, com a participação de nomes de expressão na advocacia potiguar e profissionais de outras áreas de atuação, que irão abordar temáticas variadas, como “Saúde mental da mulher advogada e o resgate da autoestima”; “Ferramentas digitais na atividade da advocacia: apps imprescindíveis para sua advocacia” e “A diversidade feminina e os desafio das mulheres advogadas PCDs, negras e LGBTQIA+”.
“Uma das pautas centrais da nossa Seccional é aplicar a paridade de gênero e colocar em prática os direitos das mulheres. A Conferência será um importante momento de união e reafirmação de iniciativas praticadas o ano todo. Estamos preparando cuidadosamente uma programação com advogadas de fora do RN e potiguares. Espero que possamos colher conhecimento para dirimir ainda mais as diferenças de gênero na sociedade”, explicou o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.
“É necessário que as mulheres busquem ocupar os espaços de liderança, por merecimento e representatividade, principalmente àqueles que possam dar lugar à nossa voz. A atuação da mulher advogada tem um papel de destaque no caminho que levará à plenitude de direitos femininos, inclusive podendo encurtar esse caminho, contribuindo de forma brilhante na efetivação do Estado Democrático de Direito. Então, convidamos à todas as advogadas do RN e do Brasil para se juntar à nós para sermos e fazermos a diferença para melhor neste mundo. Vamos juntas”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Vânia Furtado.
Para profissionais, o investimento de é R$ 40 reais mais um pacote de absorvente e R$ 20,00 e um pacote de absorvente para estudantes. Os material recolhido será doado posteriormente para Organizações Sem Fins Lucrativos.
Medalha Wandecy Veras
A OAB/RN entrega, em 30 de maio às 18h30, a medalha “Wandecy Veras”, destinada a homenagear as mulheres advogadas que tenham contribuído para a valorização da profissão e exercem ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo. Esse ano, a honraria será concedida às advogadas potiguares Katia Nunes e Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira.
Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e Concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Fixou residência no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.
Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no Rio Grande do Norte, pioneira em exercer a magistratura no território potiguar e a terceira em todo o Brasil. A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde também foi Vereadora.
Programação
Dia 30
17h30 – Credenciamento – Hall
18h – Auditório – abertura da Conferência
18h30 – Entrega da Medalha Wandecy Veras
19h às 20h30 – Palestra: O protagonismo da mulher advogada
Dia 31 (palestras)
8h30 às 9h30 – Saúde mental da mulher advogada e o resgate da autoestima
9h45 às 10h45 -Violência doméstica e familiar contra a mulher: como a advogada deve atuar desde o inquérito policial ao processo criminal
9h45 às 10h45 – Direitos reprodutivos da mulher: “Métodos contraceptivos e aborto legal, como exercê-los em caso de recusa?”
9h45 às 10h45 – Crimes Cibernéticos praticados contra as mulheres: da prevenção à repressão
11h às 12h – Desenvolvimento de carreira, autoconsciência e liderança
11h às 12h – Violência política de gênero: como enfrentar e denunciar
11h às 12h – Lawfare de gênero: o uso do direito como arma de guerra contra as mulheres.
14h às 15h – Diretrizes do protocolo do CNJ de julgamento com perspectiva de gênero: teoria e prática”.
14h às 15h – Gestão de escritório: contabilidade, uma gestão jurídica inteligente
14h às 15h – Liderança e protagonismo da mulher advogada dentro do sistema OAB
15h15 às 16h15 – A diversidade feminina e os desafio das mulheres advogadas PCDs, negras e LGBTQIA+
15h15 às 16h45 – Oratória: o básico para falar bem em público
15h15 às 16h30 – Ferramentas digitais na atividade da advocacia: apps imprescindíveis para sua advocacia.
16h45 às 17h30 – Marketing jurídico: usando as mídias sociais sem ferir o Código de Ética da OAB”.