As chuvas que acontecem no Rio Grande do Sul têm causado inúmeros desastres no estado gaúcho. Neste domingo (5), o governo federal reconheceu estado de emergência para 336 municípios do Rio Grande do Sul.
Na última sexta-feira (3), o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital Porto Alegre, foi fechado e teve os voos cancelados. Potiguares que visitavam o estado estão sem poder voltar devido a suspensão das viagens.
O produtor potiguar Marcílio Amorim é uma das pessoas que não consegue voltar ao Rio Grande do Norte. Ele diz que já morou no estado gaúcho e tem uma grande consideração pelo lugar. O potiguar conta que estava fazendo um mochilão em países da América do Sul e aproveitou para terminar as férias no Rio Grande do Sul. “Já tive dois voos de volta cancelados. O que seria dia 5 e remarcação para o dia 8. Não tenho data para voltar… A situação está caótica.”, relata.
Marcílio diz ainda que teve que sair do hotel que estava hospedado por ser uma zona de risco e está na casa de amigos em Porto Alegre. “A internet aqui onde estou não funciona, consigo apenas utilizar os dados móveis e acabou de faltar energia. Há também a previsão de falta d’água no prédio que estou. Estou tentando articular minha troca de passagem”, finaliza.
A apresentadora da Band RN , Vitoria Ester, foi ao Rio Grande do Sul para passar férias no município de Gramado e não conseguiu voltar para o Rio Grande do Norte no tempo planejado devido ao cancelamento dos voos no aeroporto de Porto Alegre.
Em vídeo enviado à Band, ela conta que precisou ir ao Aeroporto de Caxias do Sul para conseguir voltar. “Várias pessoas também estão tentando embarcar. O nosso voo estava previsto para o dia 4, mas não conseguimos embarcar devido às rodovias ainda estarem interditadas, devido aos deslizamentos e às grandes chuvas aqui na região.”, destaca no vídeo.
Confira o vídeo completo: